Agrofloresta

 

“Agrofloresta é a melhor forma de melhorar a produtividade da terra e o melhor link entre o ambiente e a economia.”

Fatimata Niang Diopinvestigadora do Senegal


Podemos dizer que o instinto da natureza é criar vida. Onde quer que existam condições para a vida aparecer, ela irá surgir, e irá crescer de forma a criar o ambiente necessário, para que um sistema cada vez mais complexo e interconectado possa emergir. A isto chama-se a sucessão natural e no nosso clima temperado, o seu 
clímax pode ser observado numa floresta madura. 

Sabendo como este processo decorre ao longo do tempo, podemos replicá-lo e e acelera-lo para criar florestas que são abundantes, resilientes e produtivas para o ser humano, desta forma o homem pode interagir com o habitat natural como parte integrante dele, cooperando, moldando-o perante as suas necessidades, a isto chamamos agrofloresta. 

A ideia de uma agrofloresta é criar um ecossistema diverso e produtivo combinando árvores com arbustos ou outras plantas mais rasteiras que permitam o uso do espaço debaixo das copas. Estas árvores podem ser para produção de frutos, madeira até mesmo como alimento para os animais, enquanto o subosque será usado para produção anual de vegetais, cereais, bagas ou como zona de pastoreio. A produtividade por área irá crescer, porque aumentando a diversidade, usando culturas de árvores mistas, arbustos e ervas, podemos aumentar a quantidade de produtos que retiramos de um dado espaço, criando maior estabilidade na produção e no sistema. Ao mesmo tempo doenças e pragas estarão mais sob controle dado o número de predadores de insetos que conseguem encontrar abrigo nas árvores. 

Num ecossitema assim produtivo, desenhamos e planeamos para colocar as árvores e outra culturas em conjunto de acordo com os seus tamanhos, formas e ciclos, para evitar competição e aumentar a relação positiva entre plantas, para que elas trabalhem em conjunto. 

Por exemplo: se cultivarmos cereais de inverno entre linhas de árvores de fruto, eles irão fazer a maior parte da fotossíntese enquanto as árvores não têm ainda folhas, na altura da Primavera, quando as folhas começam a aparecer nas árvores, os cereais terão atingido o seu estado adulto e estão prontos para amadurecer o grão. Ao mesmo tempo, as culturas de cerais irão fornecer uma cobertura contínua do solo que irá ajudar a prevenir a erosão e evaporação , mantendo a atividade da vida microbiana do solo ativa

A Terra tem 4.6 milhões de anos de evolução, neste tempo criou os modelos mais eficientes e brilhantes para proporcionar vida a todas as criaturas que a habitam - as florestas. Acreditamos que através de sistemas Agroflorestais, podemos transformar a maneira como produzimos o nosso alimento e como encaramos a vivência no mundo rural e em sociedade, trazendo vitalidade e abundância de volta ao solo e às nossas vidas. 

Desde que descobrimos o conceito de Agrofloresta que esta tem sido a uma grande paixão e onde temos dedicado mais tempo a aprender, implementar a apoiar o desenvolvimento de modelos que funcionem no nosso clima. Em parceria com a Reflorestar Portugal temos vindo a promover ações de formação e consultoria nesta área.