Comunidade

Podemos ver uma comunidade como um grupo de indivíduos que se relacionam para alcançar e preservar objetivos comuns, ou seja, para cuidar do bem comumAcreditamos que compete a cada um de nós trabalhar para apoiar uma visão de harmonia e de bem estar entre os seres humanos, com a Terra e com todos os outros seres. Para isso é necessário reinventar e talvez até certo ponto recuperar, o sentido de comunidade que em tempos existiu e nos fez evoluir como seres interdependentes, focando nos benefícios do cuidado mutuo e da cooperação. 
Uma das formas para podermos alcançar isso passa por encararmos a sustentabilidade social como uma tarefa coletiva que começa ao nível individual, em cada um de nós, cuidando e seguindo valores e éticas de base que sustentam o nosso ser e que a partir daí sustentam as nossas relações e o nosso desenvolvimento coletivo. Cada pessoa pode e deve estar comprometida em contribuir para uma sociedade sustentável, que incorpore em si um caminho consciente de evolução como seres que fazem parte de um todo, bem maior do que a soma das suas partes.


Independentemente do sector em que trabalhamos, podemos promover relações conscientes e positivas usando formas de comunicação autêntica, métodos de tomada de decisão eficientes e participativos, ou outras práticas que ajudem a estabelecer relações sociais saudáveis e cooperativas no nosso dia a dia, seja com as nossas famílias, na relação com os vizinhos ou nas nossas relações sociais, empresariais ou políticas. Talvez assim possamos criar ações mais igualitárias e justas que nos ajudem a viver em sociedades mais cooperativas e éticas. 

Os desafios coletivos que encontramos hoje em dia, podem às vezes parecer insuperáveis e levar-nos a desresponsabilizarmo-nos pela situação em que vive a sociedade atual, mas o impacto que podemos ter no trabalho do dia a dia, de forma individual, com cada um fazendo a sua parte, é bem maior do que aquilo que pode parecer. Desenvolvendo o nosso sentido de realização interior, a nossa auto-estima, confiança e amor próprio leva-nos a ser cidadãos felizes e preenchidos, que conseguem desenvolver as mesmas qualidades nas suas relações com os outros e assim contribuir para uma sociedade saudável, estável e sustentável. 

Para além disso, transformando a maneira como lidamos com a economia, tendo em vista o nosso envolvimento nela, podemos fortalecer círculos de proximidade, de resiliência e de confiança na comunidade. A possibilidade que temos de influenciar e favorecer a economia local, deve se sobrepor aos estímulos do facilitismo, do materialismo e do consumismo moderno e permitir-nos olhar para as nossas ações com o poder que elas têm de redirecionar e apoiar a sociedade num caminho de sustentabilidade que pretendemos criar. 

Parece-nos que integrar os movimentos ambientais e sociais existentes numa abordagem holística, ecológica e espiritual da vida, trará mais hipóteses de transformar o paradigma atual da sociedade em que vivemos. Estes movimentos quando trabalhados de forma isolada, cumprem o seu papel mas se trabalhados em conjunto podem potenciar e fortalecer os laços e pontos de ligação dentro da sociedade.

" O grande trabalho de transformação social começa com o pequeno passo de parar, acalmar, relaxar, respirar, refletir e agir de forma benéfica."

 Satish Kumar