Yoga




O yoga é uma árvore bem antiga, cheia de ramos, com as raízes bem profundas na Índia e que guarda no seu interior uma joia. Podemos ver essa joia como a arte de viver, a possibilidade de desenvolvermos a nossa sabedoria interior, que nos permite usar o corpo, a respiração, a mente e todos os processos vitais de uma forma eficiente.

Vivendo no mundo da matéria, é através do corpo que a nossa existência ganha forma, é através dele que experienciamos o mundo à nossa volta e é através dele que nos experienciamos a nós próprios. É através do corpo que podemos experienciar o significado do prazer, expansão, crescimento e também da dor, contração e finitude, é aí que experienciamos a nossas emoções e a nossa relação com os outros, os nossos limites e as consequências das nossas ações, o nosso corpo é a forma principal de experienciarmos o significado de estarmos vivos.
O yoga é uma forma de trabalhamos sistematicamente com o corpo, movendo através de práticas que vão desde os aspetos exteriores e mais densos do nosso ser, para o interior com práticas cada vez mais subtis que nos permitem experienciar e aprofundar a nossa relação com o presente, aprendendo a aceitá-lo, tal como ele é.

Estarmos vivos está longe de ser um “passeio de canoa em Veneza”, pois a vida está cheia de desafios e desde o momento em que nascemos, temos de os enfrentar. Com o passar dos anos, alguns dos desafios mais difíceis que encontramos são aqueles em que temos que nos enfrentar a nós próprios, os que nos levam a ter que superar hábitos e padrões mentais criados e que dão forma a uma entidade com a qual nos identificamos e sobre a qual nos debatemos vezes sem conta. Torna-se por isso uma decisão inteligente encontrar ferramentas para lidar com eles, não para os evitar pois não vão desaparecer, mas sim para fortalecermos a nossa capacidade de os vivenciar, sem nos deixarmos sobrecarregar pela força das experiências. A prática de yoga pode ser uma ferramenta que usamos para nos ajudar neste caminho. Como qualquer ferramenta, é apenas útil se a usarmos, e por isso praticamos, pois a sua prática ajuda-nos a mantê-la junto ao coração. Como qualquer ferramenta, é nos momentos em que mais precisamos dela, geralmente nos apertos da vida, que a sua presença silenciosa, se mostra relevante, manifestando-se como tranquilidade mental, consciência da respiração e coragem para agir.

Para nós o coração da prática assenta sobre a meditação, sempre numa forte união com a respiração e tendo Hatha Yoga como tronco principal. É com estas ferramentas que partimos à descoberta de algo até então desconhecido e que pouco a pouco nos vamos abrindo à experiência de poder vivenciar a realidade de uma forma plena. Combinando o nosso entusiasmo pelo trabalho com a terra, com a nossa paixão pela vida, encontramos no yoga a ligação para que de pés bem assentes, possamos estender os braços bem alto e experienciar a conexão com o todo que nos rodeia. 

Damos semanalmente aulas de yoga na vila onde moramos e sazonalmente organizamos retiros de yoga onde nos permitimos explorar em conjunto e de forma consciente os meandros do cosmos na existência humana. 


"Yoga é a prática de silenciar a mente! - Maharishi Patanjali