Educação

 

Aprendemos a cada momento, principalmente quando somos crianças! Há medida que crescemos, parece que começamos a criar ideias mais rígidas e concretas sobre a forma como as coisas funcionam e passamos a estar mais fechados às oportunidades trazidas por cada experiência. No entanto, quando somos crianças pequenas, cada momento é uma descoberta, uma aprendizagem, uma janela que se abre e que revela um mundo novo a cada instante! Uma das principais diferenças entre o adulto e criança é a espontaneidade, um adulto diz “eu sei o caminho, faz como eu” e a criança vai por si, a procurar e a explorar, vendo que há muitos caminhos possíveis.

Nós, adultos, precisamos encontrar novos caminhos para estar connosco próprios, novos caminhos para viver neste planeta, para sabermos dançar com a vida! É aqui a educação tem um papel fundamental, para nos reeducarmos a nós mesmos, desde os nossos hábitos e padrões de pensamento e comportamento e para podermos estender os nossos ramos para conseguir tocar nos outros de uma forma integra e consciente, em particular nos mais novos, pois eles são o futuro!

O trabalho na área da educação tem estado na nossa vida há vários anos, através de cursos e atividades com crianças e adultos, é algo que adoramos, estar e partilhar momentos e experiências com outras pessoas! Mas principalmente desde há 11 anos como pais, aprendemos tanto! Das coisas mais interessante que temos vinda a aprender neste percurso tem a ver com a forma como o conhecimento pode ser passado, fomos nos apercebendo que o principal trabalho de um professor, seja com crianças ou adultos, é motivar e incentivar para que sigam em frente e aprendam com as suas experiências. Assim, aliando a necessidade à vontade de aprender, cria-se a abertura e o impulso necessário para que um novo caminho, de um novo conhecimento possa surgir. Desta forma a educação acontece de uma forma integrada, nutrindo os vários aspetos de cada Ser, a mente, o coração e a ação, para que possam interatuar e expressar-se como um só!

Hoje em dia precisamos de modelos educativos holísticos, que consigam transmitir uma mensagem maior, que vai para lá de fronteiras e nacionalidades, uma mensagem na qual penso que todos partilhamos uma visão e ideal comum para o futuro da humanidade e do nosso planeta, a do florescimento das nossas crianças!