Solo















A ideia de que o solo tem vida, está vivo e dá vida, sempre foi partilhada entre as pessoas e serviu de base para muitas culturas que cuidavam e nutriam o solo. Pessoas que vivem numa relação próxima com o solo conseguem ver com facilidade que o solo é um sistema vivo. 

A sociedade moderna no entanto, está totalmente desconectada desta ideia e usa o solo sem qualquer consideração pela sua integridade, a integridade dos seres vivos que o habitam e a integridade das gerações futuras.  A ciência, tecnologia, filosofia e a economia exploram o solo, colocando os humanos acima da natureza. Em nome do desenvolvimento da sociedade de consumo, usamos o solo e os seus recursos naturais para  bombear a economia mundial em eterno crescimento. 
O solo fornece os nutrientes necessários para a vida das plantas e as plantas servem de combustível para o ciclo das outras espécies, numa relação simbiótica contínua! As plantas recebem a sua energia diretamente do sol que trocam por açucares, água e informação com a restante população de microrganismos e as raízes de plantas vizinhas. As plantas são consideradas produtores primários de energia. É a partir dessa energia, dentro do solo que a teia da vida se desenrola e crias todas as maravilhas que vemos à nossa volta. 
É aqui, ao nível da raiz, que devemos trabalhar para reconetar com a Terra, para perceber que somos parte de uma grande rede de microrganismos, um complexo de espécies num sistema em evolução onde todos somos interdependentes. Ao compreender isso podemos alterar a forma como pensamos e atuamos, tornando-nos mais conscientes da terra que nos sustenta. 
Aprendendo com a terra a viver com simplicidade, pode ser uma bela lição que nos pode proporcionar vidas plenas, cuidando e deixando terra disponível para outras criaturas e para gerações futuras também. 
 
A nossa proposta é podermos olhar para a natureza para encontrar exemplo de harmonia, diversidade e resiliência. Ninguém será tão generoso como o solo, colocamos uma semente e daí pode nascer uma grande árvore, de onde milhares e milhares de sementes virão e se espalharam para crescer mais árvores. 
Nas nossas vidas encontramos duas ferramentas maravilhosas que nos suportam no caminho de melhor compreendermos os processos naturais e sermos capazes de viver de forma respeitosa com a Mãe Terra, deixando para trás uma pegada leve e solo fértil.